domingo, 28 de novembro de 2010

Reciclagem de alumínio deve saltar para 40%



O Brasil possui um dos mais eficientes ciclos de reciclagem de alumínio do mundo. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o índice supera os 35% ante cerca de 29% da média mundial. Segundo o consultor de Marketing da Alcoa, Eduardo Lima, vem crescendo ano-a-ano no mundo o uso de alumínio primário reciclado em relação ao metal primário, passando de 17% em 1960 para 33% em 2004. A estimativa para 2020 é a de que o porcentual pule para 40%.
Lima explica que o alumínio pode ser reprocessado sem a perda de suas propriedades físico-químicas. Além de reduzir o impacto no meio ambiente, com menor pressão por matéria-prima, a reciclagem, afirma o representante da Alcoa, contribui para a economia de energia. "Para se produzir alumínio reciclado utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário e, para cada quilo do produto reutilizado, quatro quilos de bauxita (minério usado na produção de alumínio) são poupados", diz Lima.
Desde 1888, quando foi iniciada a produção em escala, cerca de 800 milhões de toneladas de alumínio primário foram industrializadas. Desse total, 75% (600 milhões de toneladas) estão em uso e podem ser reciclados, segundo Lima.
Em Juriti, no Pará, onde está instalando um projeto para a produção de alumínio, a Alcoa pretende criar um fundo no valor estimado de R$ 60 milhões para proteger e viabilizar o funcionamento das unidades de conservação na região, onde está o Parque Nacional da Amazônia. Confira a seguir a íntegra da entrevista concedida ao Sustentabilidade pelo consultor de Marketing da Alcoa:
Sustentabilidade - Quanto do alumínio extraído da natureza no mundo desde 1888 continua sendo reutilizado? - Segundo o Instituto Internacional de Alumínio, desde 1888, quando esse metal passou a ser produzido em escala industrial, já foram produzidas aproximadamente 800 milhões de toneladas de alumínio primário. Desse volume, aproximadamente 75% do total, ou seja, 600 milhões de toneladas ainda estão em uso, portanto com potencial para serem recicladas. A reutilização do alumínio aponta para a sustentabilidade da indústria no setor, sob aspectos econômicos, ambientais e também sociais, uma vez que contribui para o desenvolvimento (geração de impostos e renda) e redução do consumo de energia elétrica, entre muitos outros benefícios.
Postado por :Leandro Nolasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário