quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MARKETING VERDE


Embora as questões ambientais venham há muito influenciando as práticas de marketing, especialmente na Europa, sua relevância aumentou de fato na última década. Graças à ampla divulgação das atividades do dia do planeta Terra nos Estados Unidos, em abril de 1990 nasceu o movimento 'marketing verde'. Houve uma explosão de produtos e programas de marketing 'ecologicamente corretos, ao mesmo tempo que um número cada vez maior de empresas procurava capitalizar a crescente sensibilidade do consumidor a questões ambientais.
Sob uma perspectiva de branding, entretanto,os programas de 'marketing verde' não foram um sucesso absoluto.
Apesar do esforço de marketing esse movimento tem encontrado alguns obstáculos:
Superexposição e falta de credibilidade: Tantas empresas alegaram ser ecologicamente corretas que o público se tornou cético quanto à validade dessas afirmações. Investigações governamentais sobre alegações 'ambientalistas' de algumas empresas (sacos de lixo biodegradáveis, por exemplo) e reportagens sobre condutas antiecológicas por parte de outras aumentaram as dúvidas dos consumidores.
Comportamento do consumidor: Estudo monstraram que, no geral, os consumidores não estão dispostos a pagar mais por benefícios ambientais, embora alguns segmentos de mercado estejam. A maioria dos consumidores não parece disposta a abrir mão dos benefícios de outras alternativas em prol dos produtos 'verdes'. Alguns, por exemplo, não gostam da qualidade, da aparência ou da textura do papel reciclado ou dos produtos de limpeza 'verdes'. E outros não estão dispostos a abrir mão da conveniência de produtos descartáveis como fraldas.
Implementação ineficiente: Ao adotar uma orientação de marketing verde, muitas empresas implementaram mal o seu programa de marketing. Projetos falhos em termos de valor ambiental, preço elevado e promoção inadequada dos produtos levaram ao fracasso. Alguns anúncios não conseguiram criar uma conexão entre o que a empresa estava fazendo pelo ambiente e como isso afetava os consumidores individualmente.
Para superar esses obstáculos e certificar-se de que iniciativas ecológicas sejam implementadas corretamente algumas empresas recomendam recorrer à ajuda de um 'campeão verde' - um ambientalista que trabalha internamente para tornar as empresas mais ecológica. POSTADA POR VANDO ALVES

Um comentário:

  1. Acho marketing verde muito importante para o planeta, com isso as empresas adotam varias formas de combater o aquecimento global usando mais produtos que sejam corretos para o meio ambiente não prejudicando a natureza.

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