segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As dez obras sustentáveis mais emblemáticas do mundo

Alguns edifícios construídos nas duas últimas décadas tornaram-se referência em sustentabilidade. A pedido da revista Téchne, dois especialistas elencaram algumas das obras consideradas mais sustentáveis do mundo, por apresentarem, entre outras características, projetos com sistemas eficientes e construção com matérias-primas renováveis. São edifícios construídos nas duas últimas décadas que se tornaram ícones da sustentabilidade. Os projetos têm sistema eficientes e construção com matérias-primas renováveis.
O Brasil não aparece na lista. Os Estados e Unidos e a Alemanha são os países mais representados, cada um com três edifícios. A Austrália aparece duas vezes e Itália e Noruega uma vez cada.



Este é um exemplo de que a engenharia alemã é uma das melhores do mundo. A praça de 73 mil m² e 47,88 m de largura, com forma de duplo cone, que fornece suporte para a cobertura (de uma forma bastante impressionante) é, sem dúvida, a característica de destaque do projeto, assinado por Coop Himmelb (l) para o BMW Group e finalizado em 2007. No telhado do edifício, o conjunto de placas fotovoltaicas, produzidas na Alemanha pela Solarwatt, abastece o edifício com no mínimo 824 kWp de energia, e a rede de painéis de aço que capta o calor, conduzindo-o para a fachada de aço e vidro, ajuda no condicionamento do ar interno do edifício. Dentro do cone, uma espécie de túnel espiralado incentiva a ventilação natural, através de aberturas controladas automaticamente.

Confira outras fotos e a reportagem completa em: http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/as-dez-obras-mais-sustentaveis-do-mundo-184801-1.asp
Postado por: JÚNIOR, Jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário