sábado, 25 de setembro de 2010

SUSTETABILIDADE DA PETROBAS




A conscientização de que não é possível haver crescimento econômico e populacional infinito em um planeta de recursos naturais finitos tornou evidente a necessidade de construção de um novo modelo de desenvolvimento, o qual deve ser orientado pelas idéias sintetizadas no conceito do Desenvolvimento Sustentável: um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades (CMMDA, 1988).
Ciente de seu papel na contribuição para o desenvolvimento sustentável do Brasil e dos demais países onde atua, a Petrobras tem reforçado seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, por meio de uma grande variedade de ações direcionadas à integração destes princípios a todas as suas atividades.
Entre estas ações, podemos citar a revisão de seu Plano Estratégico, em 2004, para incorporação dos conceitos de responsabilidade social e ambiental à missão e à visão da empresa, estendendo-os a todos os países onde atua, bem como o aprimoramento do seu modelo de governança, com a criação do Comitê de Gestão de Responsabilidade Social e Ambiental. Essas ações evidenciam a determinação de conduzirmos nossos negócios priorizando valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, relações trabalhistas, transparência e combate à corrupção, entre outras.
Embora a necessidade de considerar que o conceito de sustentabilidade esteja presente em todas as atividades da Petrobras, tal necessidade se torna imperativa nas operações de exploração e produção de óleo e gás desenvolvidas na Região Amazônica, principalmente em função de sua sensibilidade ambiental, dos impactos decorrentes de eventuais acidentes, da conscientização, cada vez mais difundida, de que a Amazônia representa um patrimônio natural da humanidade, da sua visibilidade internacional, bem como da importância de assegurarmos nossa reputação como empresa capaz de operar de forma social e ambientalmente responsável em ecossistemas tão complexos como os existentes naquela região.
Considerando a importância ecológica e social da Região Amazônica, a Petrobras, por meio da área de negócios de Exploração e Produção (E&P) e da Unidade de Negócios da Bacia Amazônica (UN-AM), elaborou um conjunto de Diretrizes de Sustentabilidade em parceria com entidades e personalidades com reconhecida atuação na construção de uma sociedade ecológica, econômica e socialmente sustentável, especialmente na Região Amazônica, com o objetivo de garantir a participação de todas as partes interessadas na definição dos princípios orientadores de suas atividades na região.
As diretrizes compreendem a proteção da biodiversidade, a ecoeficiência das atividades e operações, o controle de contingências e a interface social, econômica e cultural das atividades de exploração e produção de óleo e gás na Amazônia, as quais incluem todo o suporte logístico necessário, como transporte aéreo, terrestre e fluvial, suprimento e infra-estrutura.
Desta forma, a ocupação espacial, os processos, as tecnologias, as pesquisas científicas e o próprio modelo de gestão serão orientados pelos temas e conceitos priorizados no processo de elaboração participativa das diretrizes, buscando o aprimoramento da atividade de exploração e produção de óleo e gás na Amazônia.

Um comentário:

  1. A PETROBAS COM VARIAS FORMAS DE SER UM EMPRESAS SUSTENTAVEL ELA TENTA AO MAXIMOP QUE PODE PRA PREZERVAR A NATUREZAS O MAR OS ANIMAIS EM BUSCA DE SEU TRABALHO

    ResponderExcluir